Hey, man!

Esteja sempre atento...afinal: "Nós vamos ceifar você"
Atenciosamente: SoD


16 de mai de 2010

LUTO - Ronnie James Dio


LUTO

Eu sei que faz tempo que não posto...Por diversos motivos: as vezes por provas, as vezes por problemas com a net, preguiça... Hj nem dia de post meu é, porem, com pesar venho dizer que hoje, 16 de Maio de 2010, morreu em Houston, Estados Unidos da America, aos 67 anos o vocalista de Heavy Metal, Ronnie James Dio.




Nome: Ronald James Padavona, mais conhecido como Ronnie James Dio, ou somente Dio
Nasceu em: Portsmouth, 10 de Julho de 1942
Morreu em: Houston, 16 de maio de 2010
Afiliações: Elf, Rainbow, Black Sabbath, Dio e Heaven and Hell
Nas bandas era: Baixista(Elf) e Vocalista

Dio era americano e assumiu esse nome em homenagem a seus familiares italianos. Cantou e tocou baixo na Vegas Kings, que mais tarde mudou seu nome para Ronnie and the Rumbles, depois para Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets,The Eletric Elves, depois para The Elves e finalmente ELF, e com esse nome a banda gravou 3 discos: Elf (1972), Carolina County Ball (1974) e Trying to Burn the Sun (1975}.

Se tornou vocalista do Rainbow quando o guitarrista da banda Ritchie Blackmore, ex-guitarrista e um dos fundadores do Deep Purple, onde gravou quatro álbuns: Ritchie Blackmore's Rainbow (1975), Rising (1976), On Stage (1977), Long Live Rock 'n' Roll (1978)

Após deixar o Rainbow, Dio foi convidado pelo guitarrista Tony Iommi para ocupar o posto de vocalista no Black Sabbath, no lugar do lendario principe das trevas Ozzy Osbourne. Gravou ao todo três álbuns: Heaven and Hell (1980), Mob Rules (1981), Live Evil (1982).

Saiu do Black Sabbath em 1983 devido a problemas de ego e uma "suposta" sabotagem na mixagem final de Live Evil. A tradicional sonoridade do Sabbath com a acentuação da linha de baixo, se ouvia nitidamente mais fraca, enquanto o vocal de Dio era mais "alto". Supostamente foi esta a sabotagem alegada na época. Contudo, as divergências musicais, bem como a promoção do vocalista em seu projeto solo, podem ser fatores muito mais convincentes que a sabotagem.

No mesmo ano de sua saída do Black Sabbath, 1983, Dio lança aquele que para muitos é um dos melhores discos de heavy metal de todos os tempos: Holy Diver. Nele estão Vinny Appice, que também tinha saído do Sabbath e acompanhou Dio, seu antigo companheiro de Rainbow, Jimmy Bain, e o excelente guitarrista Vivian Campbell (atual Def Leppard). Holy Diver foi muito bem aceito e deixou clássicos como a faixa-título "Holy Diver", "Stand Up and Shout", "Don’t Talk to Strangers" e a mais famosa "Rainbow in the Dark". Em carreira solo Dio lançou em torno de 14 albuns, alem de Coletanias e VHS's/DVD's: Holy Diver (1983), Live in Concert(VHS) (1984), Special From The Spectrum(VHS) (1984), The Last in Line (1984), Sacred Heart (1985), Super Rock '85 In Japan(VHS) (1985), Intermission (1986), Sacred Heart "The Video"(1986), Dream Evil (1987), Lock Up the Wolves (1990), Diamonds: Best of Dio (1992)(Coletânea), Strange Highways (1994), Angry Machines (1996), Anthology (1997)(Coletânea), Master Series (1998)(Coletânea), Inferno: Last in Live (1998), Magica (2000), The Very Beast of Dio (2000)(Coletânea), Anthology, Vol. 2 (2001)(Coletânea), Killing the Dragon (2002), Evil or Divine: Live in New York City (DVD)(2003), Stand Up and Shout: The Dio Anthology (2003), The Collection (2003)(Coletânea), Master of the Moon (2004), Evil Or Divine: Live in New York City (2005), We Rock (DVD)(2005), Holy Diver Live ( CD e DVD)(2006)

Em 2007 reuniu-se com os antigos companheiros de Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, para excursionarem na promoção do álbum "Black Sabbath - The Dio Years". Neste álbum estão grandes clássicos como "Neon Knights", "Die Young", "Falling Off The Edge Of The World", "The Mob Rules" e três músicas novas compostas especialmente para este disco: "The Devil Cried", "Ear in the Wall" e "Shadow of the Wind".
Para promoverem a coletânea os quatro se reuniram sob o nome "Heaven and Hell" para uma turnê mundial de um ano. Um dos shows em Nova Iorque da turnê é gravado e lançado sob o nome de "Live From Radio City Music Hall", dando uma "geral" em toda a discografia de Dio com o Black Sabbath. Em 2008, é lançado um box set com toda a discografia de Dio à frente do Black Sabbath, chamado "The Rules Of Hell", e os músicos anunciam que entrariam em estúdio para gravarem um novo álbum, batizado de "The Devil You Know", com previsão de lançamento para abril de 2009. O primeiro single deste trabalho, "Bible Black", já está disponível para audição na internet.

Em novembro de 2009 Dio é hospitalizado e é constatado um câncer estomacal em estágio inicial o que o força a cancelar a tour europeia prevista para esse período.

Hoje, 16 de maio de 2010, sua esposa, Wendy Dio, confirmou na página oficial do músico a morte de Dio, através da seguinte mensagem:

"Hoje meu coração se despedaçou, Ronnie faleceu às 7:45 da manhã de hoje, domingo, 16 de maio de 2010. Muitos, muitos amigos e familiares puderam estar presente para se despedir antes que ele partisse. Ronnie sabia o quanto todos o amavam. Agradecemos o amor e apoio que vocês nos deram. Por favor, nos dêem alguns dias de privacidade para lidarmos com esta terrível perda. Por favor, saibam que ele amava a todos e sua música viverá para sempre".

Dio ficara marcado para sempre na mente e ouvidos dos fãs de Heavy Metal!!!

Dio - Rainbow In The Dark


Heaven and Hell - The Mob Rules

Nenhum comentário: