Hey, man!

Esteja sempre atento...afinal: "Nós vamos ceifar você"
Atenciosamente: SoD


10 de out de 2010

Hoje é 101010: a resposta definitiva para a questão fundamental


Hoje é 10 de outubro de 2010. 10/10/10. Em linguagem binária, isso significa 42. E 42 é a Resposta para a "Questão da Vida, Universo e Tudo mais". Ou ao menos é o o que Douglas Adams diz.

Muitas pessoas ficam pensando o que Adams queria dizer exatamente com "42", a resposta do Pensador Profundo no Guia do Mochileiro das Galáxias. Por que Adams escolheu este número? Há alguma conexão oculta que ninguém sabe? A CIA ou o MI6 estão envolvidos em tudo isso? Aliens de verdade, talvez?

Em 3 de novembro de 1993, ele respondeu essa pergunta na lista alt.fan.douglas-adams:

A resposta a isso é bem simples. Foi uma piada. Tinha que ser um número comum, algo não muito grande, e eu escolhi este. Representação binárias, na base 13. Essa coisa de monges tibetanos é bobagem sem sentido. Eu sentei à minha mesa, olhei para o jardim e pensei: "42 serve". E escrevi. Fim de papo.

Depois, em entrevista a Iain Johnstone, da BBC Radio 4, ele explicou que o número foi escolhido por ninguém menos que John Cleese como bordão de uma de suas esquetes. O famoso membro do Monty Python achou que era um número engraçado, e Adams o pegou emprestado para o seu livro, o que acabou virando uma constante importante por toda a sua obra.

Mas este comentário não foi o fim do mistério. Stephen Fry - um amigo de Adams - acabou entrando no debate, dizendo que este explicou para ele o porquê do 42. Fry não vai revelar o segredo, mas ele diz que é "fascinante, extraordinário e, quando você para pra pensar, é totalmente óbvio".

O que quer que seja, o número teve um impacto profundo no mundo nerd/geek. Exemplos rápidos: O conjunto de telescópios que Paul Allen, co-fundador da Microsoft, financiou para a busca por vida alienígena (o programa SETI), tem 42 parabólicas em homenagem a Adams. Quem viu Lost se lembra que 42 era um dos 6 números que apareciam em diversos momentos da série. Um dos produtores confirmou que era uma referência ao Guia do Mochileiro.

Pessoalmente, não tenho a menor ideia o que diabos isso significa. Mas eu sei que eu incluo quando jogo na loteria, sempre. Por precaução. Vai que. [Valeu, Paul Cohen!]

Fonte: Gizmodo Brasil
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/hoje-e-101010-resposta-definitiva-para-questao-fundamental


Nenhum comentário: