Hey, man!

Esteja sempre atento...afinal: "Nós vamos ceifar você"
Atenciosamente: SoD


25 de fev de 2010

Janis Joplin / Cinema: The Runaways.

Yoooooo! Quinta-feira, Yukiko-sama na área!!! Bom, seguindo na "maldição" dos 27 anos hoje vou falar de uma das maiores vocalistas de rock de todos os tempos e um dos símbolos Hippies
(Atenção: Post com texto feito com bases em textos encontrados em livros como Lendas do Rock e sites como Wikipédia [meio mundo usa o wiki XD!] e Portal do Rock)

Ficha:

Nome: Janis Lynn Joplin
Nasceu em: Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943
Morreu em: Los Angeles, 4 de Outubro de 1970
Afiliações: Big Brother and the Holding Company, The Koz
mic Blues Band (banda que é conhecida por ser sua primeira em carreira solo), Full Tilt Boogie Band ( segunda banda em carreira solo, formada logo após o fim da The Kozmic Blues). Nas bandas era: Vocalista, e em sua carreira solo também se apresentava ao piano.

Janis nasceu na cidade de Port Athur, no estado do Texas, e cresceu ouvindo blues e cantando no coro de sua cidade. Em 1960, após terminar o colégio foi para a Universidade do Texas, em Austin, e lá começou a cantar blues e folk com seus amigos.

Sempre rebelde, se vestindo como os poetas da geração beat¹, resolveu se mudar para San Francisco em 1963 e começou a trabalhar como cantora folk. Nessa época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína e a bebida, que ela sempre usou sem pudor, tornando o uso mais importante para ela do que cantar, chegando assim a arruinar sua saúde.


Em 1966 suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brothes & The Holding Company. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 67. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior. O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterrey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis.

Ao sair da banda Big Brother, Janis formou o The Kozmic Blues Band, que a acompanhou no álbum I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band.

Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 70, na tentativa de se livrar do vicio em heroína. Durante a sua estada, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa, pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal".

Janis morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, com apenas 27 anos. Foi cremada em um cemitério em Westwood, Califórnia, e em uma cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacifico. O álbum Pearl, do Full Tilt Boogie Band foi lançado 6 meses após sua morte teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz"(um de seus maiores clássicos), escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.

Glossário: ¹ = Geração Beat é como chamamos um grupo de escritores americanos, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, e o fenômeno cultural que eles inspiraram . Estes escritores, reunidos a outros artistas, levavam vida nômade ou fundavam comunidades. Foram, desta forma, o embrião do movimento hippie, se confundindo com este movimento, posteriormente. Muitos remanescentes hippies se auto-intitulam beatnicks e um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, John Lennon, se inspirou na palavra beat para batizar o seu grupo musical, "The Beatles". Fonte: Wikipédia

Summertime



Mercedes-Benz



____________________________________________________________________

Bom, alem de fala da deusa Janis Joplin, hoje resolvi aproveita e fala um pouco de um filme que deve sair em Março (estou louco para ver), The Runaways.

Para quem não sabe The Runaways foi uma das primeiras bandas de rock formado apenas por garotas, entre elas as guitarristas Joan Jett e Lita Ford, a baterista Sandy West, a tecladista Cherie Currie, que dividia os vocais com Jett, e a baixista Jackie Fox. A banda nasceu em 1975 com pretensões "comerciais" do empresário Kim Fowley, e se tornou uma grande influência para as garotas que sonhavam com uma carreira no rock.

Jett (Kristen) e Currie (Dakota)


A cinebiografia será estrelada por Kristen Stewart, a Bella de Crepúsculo, como Joan Jett e Dakota Fanning, também atriz da franquia Crepúsculo, só que somente apartir de Lua Nova, como Cherie Currie. A diretora de videoclipes de grandes nomes como David Bowie e Sheryl Crow, a italiana Floria Sigismondi é a roteirista e dirige o filme, e a produtora executiva será ninguém menos que a própria Joan Jett.

____________________________________________________________________


Bom, é isso ai pessoas!!!

Até semana que vem!!!

Nenhum comentário: