Hey, man!

Esteja sempre atento...afinal: "Nós vamos ceifar você"
Atenciosamente: SoD


21 de fev. de 2010

Samurai Sentai Shinkenger

Vamos a um post Review hoje. O tema de hoje é nada mais, nada menos que a série de 2009/2010 de Super Sentai: Samurai Sentai Shinkenger!
Considerada por muitos como a melhor série de Sentai da Década, mas eu consideraria como a melhor já feita!

Tenkagomen no Samurai Sentai! Shinkenger! Mairu!!
A série por si só inovou em vários momentos épicos. Personagens carismáticos, profundos, com história e evolução. Elementos novos durante as batalhas, rivalidade pessoal entre mocinhos e inimigos... Muita coisa rolou em Shinkenger.

A história gira em torno da família Shiba, que a gerações luta contra os demônios Gedoushu, com o auxílio de mais quatro famílias. Os líderes dessas famílias são os Shinkegers. Cada um com sua cor de uniforme, e elemento. São eles:
Vermelho - Fogo
Azul - Água
Verde - Madeira
Rosa - Céu/Vento
Amarelo - Terra

Durante 17 gerações, os Shinkenger combatem os Gedou, que são comandados por Dokouku. Em uma das batalhas, todos os líderes são derrotados, e o Red da época consegue usar um selo temporário em Dokouku, o que o faz retornar para o seu "mundo paralelo', o rio Sanzu. Com a derrota da 17ª geração, as esperanças são depositadas no 18º líder da família Shiba, Takeru, que na época deveria ter os seus 3 ou 4 anos. Dezesseis Anos mais tarde, Dokouku retorna e os descendentes da última geração se juntam novamente para derrotar os monstros enviados por ele, para com o sofrimento dos humanos encher o Rio Sanzu e ele poder novamente invadir o mundo humano.
A série conta com personagens carismáticos e com histórias bem contadas, com o decorrer da série. Temos o líder supremo do grupo, Shiba Takeru, o 18º líder da Família Shiba, e o Senhor dos Shinkengers. Ele é sério e super disciplinado. Possui um poder muito grande com o seu elemento, o fogo. Mas durante a série evita a aproximação dos outros, por guardar um terrível segredo. Segredo muito criativo para ser usado numa série de sentais.

Os seus poderes se baseiam no Mojikara, uma magia onde o usuário "escreve" o Kanji da magia/elemento para usar os seus poderes. Para o "henshin", cada um escreve o seu elemento no ar, e seu uniforme aparece. Ao escrever palavras do seu elemento, magias surgem.
Os seus mechas são chamados de Origami. No começo, os cinco primeiros mechas (leão, dragão, urso, tartaruga e macaco) tem duas formas: a do animal e uma forma geométrica.
Depois, os outros já não tem mais essa propriedade. Outro elemento da série, são os discos. Eles usam os discos na base da espada, e cada um representa ou o elemento, ou um origami a ser invocado.

Os outros personagens são:
Ryuunosuke Ikenami/Shinken Blue - Ele participava de um teatro de Kabuki da família, mas ao ser chamado para a missão de servir novamente o seu senhor, ele abandona o teatro. É o mais leal ao ShinkenRed, e por isso acaba vivendo várias contradições na sua vida pela sua lealdade.
Mako Shiraishi/Shinken Pink - Era professora de uma escola infantil, e também abandona o trabalho para servir aos Shinkengers. É como se fosse a mãezona do grupo, sempre disposta a ajudar e dar conselhos aos mais "novos". Tem o sonho de se tornar uma excelente esposa no futuro, apesar de não cozinhar muito bem.
Chiaki Tani/Shinken Green - É o rebelde do grupo, não gostando muito da idéia de seguir um Senhor sem mais nem menos. Considera Takeru um grande rival e pretende superá-lo.
Kotoha Hanaori/Shinken Yellow - É a mais nova do grupo, e está no grupo pois sua irmã mais velha, e a que deveria ser a Shinken Yellow, estava doente. Mas mesmo assim é uma ótima lutadora, apesar de ser desastrada com tudo o resto.
Guenta Umemori/Shinken Gold - O sexto ranger. Amigo de infância de Takeru, recebeu das mãos do mesmo um origami, o da Lula, e com o tempo aperfeiçoou a sua "Mojikara" (magia) baseada na tecnologia. É o único que usa mojikara eletrônica para os seus ataques.

Outro personagem que surge com a série, é o Daygoyo! Criado a partir do Mojikara de Genta. Aliás, Genta é um personagem chave, na minha opinião, para a série. Ele cria o Daygoyo, que é uma espécie de lanterna que contem os discos de poderes. Cria um mecha que parece uma lagosta, e ainda une os poderes de todos e cria um item que faz a forma super shinkenger.
Sobre os mechas. A história começa com cada um dos cinco com seu mecha.
O Leão vermelho, o dragão azul, o urso verde, a tartaruga rosa e o macaco amarelo. Depois surgem o besouro laranja, o peixe espada azul claro e o tigre branco. Com a chegada do Genta, ele traz de volta a lula roxa, e cria a lagosta dourada, e o Daygoyo. Depois eles revivem um origami selado, o touro. E no filme surge o origami de um dinossauro.
Um esquema das fusões dos origamis:
Abaixo, as formas máximas dos mechas: Samurai Ha-Oh!


Agora alguns vídeos:
Abertura da série (versão 3)

http://www.youtube.com/watch?v=yKIsrYj3hsg

Transformação (henshin) e Apresentação

http://www.youtube.com/watch?v=lDjpcv2lZYA

Fusões dos Origamis

http://www.youtube.com/watch?v=KK9kT3qLYZ4

Teria que falar dos vilões, mas ia estender muito o post. Vou só falar do "segredo" do Takeru. Por isso cuidado daqui para frente, pois é a zona de Spoilers. (Selecione o texto para ler)
[SPOILER MODE ON]
Durante toda a série, o Takeru evita contato com os outros membros do time, sempre sendo o mais anti social. E em um dos episódios, onde ele que era o mestre no poder do fogo, sente dificuldades em controlar o poder do Kabuto, um origami de fogo. Em outro, um inimigo o chama de mentiroso várias vezes. Em um determinado episódio, mais para o final da série, os vilões acham uma arma que faz com que o poder de fogo do usuário se volte contra ele próprio, e atingido pelo golpe, Takeru não sofre "tanto" os efeitos do golpe. Por que? Eis que surge a real herdeira da família Shiba, Shiba Kaoru! Ela sim é a 18ª geração da Família Shiba. Takeru foi só um guerreiro sombra, usado para lutar e distrair os inimigos, enquanto a verdadeira líder desenvolvesse seus poderes para selar de vez o Dokouku. E isso foi um marco para os Super Sentai, pela primeira vez tivemos "uma" Red.
E outra coisa que me surpreendeu, foi a adoção do Takeru, como filho da Kaoru, o tornando oficialmente um membro da família Shiba, e o 19º Herdeiro da família, podendo assim atuar como Shinkenger.
Segue o link com fotos e um vídeo da Shinken Red:

[SPOILER MODE OFF]

Relendo o tópico de Shinkenger no Fórum Tokubrasil, me lembrei de um personagem que mereceu destaque, apesar de aparecer em um único episódio: o ShinkenBrown! Richard Brown é um americano que adora as artes japonesas, e quer aprender a arte samurai para repassar para o resto do mundo. Um episódio fantástico, com direito de luta dele no final.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uw3nPdmvH5Q

Além do ranger extra (e americano), Shinkenger foi o primeiro Super Sentai a fazer um Crossover com a série de Kamen Rider corrente. Os Shinkengers apareceram na história do Kamen Rider Decade.

Agora para finalizar um vídeo tributo à série (contem spoilers):

Nenhum comentário: