Hey, man!

Esteja sempre atento...afinal: "Nós vamos ceifar você"
Atenciosamente: SoD


18 de mar. de 2010

Um tal de Jimi...

Yooooooooooo Povo!!!! \O/As vezes acho que ninguém lê meu post... T-T...nenhuma respostinha sobre quem eu falaria hoje...tive que ir no boca a boca XP
Pois bem, se é assim vou falar do maior Guitarrista do mundo...Mas vou ter que resumir(falar só da carreira), afinal...Jimi não é pouca coisa não!!!

Ficha:

Nome: Johnny Allen Hendrix (também James Marshall, ou simplesmente “Jimi” Hendrix

Nascimento: Seattle, 27 de novembro de 1942

Morte: Londres, 18 de setembro de 1970

Afiliações: Jimmy James and the Blue Flames, The Jimi Hendrix Experience, Gypsy Sun and Rainbows, Band of Gypsys, The Isley Brothers, Little Richard, Curtis Knight and the Squires

Na banda era: Vocalista e Guitarrista (pela época utilizou a guitarra de forma errada, invertendo a ordem das cordas para torná-la “canhota”)


Jimi Hendrix foi guitarrista, cantor e compositor, e considerado por muitos o melhor guitarrista do mundo.


No ano de 1958 seu pai, Al Hendrix, deu-lhe um ukelele (instrumento de 4 cordas, introduzido no Havaí pelos portugueses no século XVII), e depois, por apenas US$ 5 dólares, uma guitarra acústica.

Depois de tocar com várias bandas locais de Seattle, Hendrix alistou-se ao exército, e serviu por menos de 1 ano, pois recebeu dispensa médica após fraturar o tornozelo em um salto. Mais tarde ele diria que o som do ar assobiando no pára-quedas era uma das fontes de inspiração para o seu som "espacial" na guitarra. Hendrix assinou um contrato de gravação por três anos com o empresário Ed Chaplin, recebendo US$1 e 1% de direitos em gravações com Curtis Knight e por volta de 1966, ele já tinha sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames e uma residência no Cafe Wha?. Foi durante este período que Hendrix conheceu e trabalhou com a cantora e guitarrista Ellen McIlwaine e também com o guitarrista Jeff "Skunk" Baxter, assim como o ícone do rock mundial Frank Zappa, cuja banda, The Mothers of Invention tocava no Garrick Theater, no Greenwich Village. Foi Zappa que apresentou Hendrix ao recém-criado pedal de "wah-wah" (Wah-wah é um pedal de efeito para guitarra e contrabaixo que conforme o seu tocador o aciona, faz o som do instrumento variar entre grave e agudo.), um pedal de efeito sonoro do qual Hendrix rapidamente se tornou mestre notável e que se transformou em parte integrante de sua música.

Enquanto tocava com o "The Blue Flames" no Cafe Wha? que Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do The Animals. Chandler levou-o para a Inglaterra, e a um contrato de agenciamento e produção com seu produtor musical e ajudou-o a formar uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell. Durante as suas primeiras apresentações em clubes de Londres, o nome da nova estrela espalhou-se como fogo pela indústria musical britânica. Os seus shows e musicalidade criaram fãs rapidamente, entre eles os guitarristas Eric Clapton e Jeff Beck, assim como os Beatles e o The Who, cujos produtores imediatamente encaminharam Hendrix para o selo que produzia o The Who: a Track Records. O primeiro "single" desta parceria, uma regravação de "Hey Joe", se tornou quase que um padrão para as bandas de rock da época.

Em 1967 The Jimi Hendrix Experience lançou o álbum, Are You Experienced. No dia 31 de março, Hendrix foi levado para o hospital com queimaduras depois de pôr fogo em sua guitarra pela primeira vez no Astoria Theater, em Londres. O Jimi Hendrix Experience foi agendado para apresentar-se no Monterey Pop Festival, e esse foi o concerto onde ficou notória a imagem de Hendrix pondo fogo e quebrando sua guitarra. No mesmo ano, o grupo lança seu segundo álbum, Axis: Bold as Love, que continuou o estilo estabelecido por Are You Experienced, com faixas como Little Wing e If 6 Was 9, mostrando a continuidade de sua habilidade com a guitarra.

A terceira gravação da banda, o álbum duplo Electric Ladyland, de 1968, era mais eclético e experimental, incluindo uma longa seção de blues ("Voodoo Child"), a "jazzística" "Rainy Day, Dream Away"/"Still Raining, Still Dreaming" e aquela que é provavelmente a versão mais conhecida da música de Bob Dylan "All Along the Watchtower". O trabalho antes disciplinado de Hendrix agora se tornava errático, e as suas intermináveis sessões de gravação repletas de aproveitadores finalmente fizeram com que Chas Chandler pedisse demissão em 1 de dezembro de 1968.

Em Agosto de 1969, Hendrix formou uma nova banda, chamada Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Ela tinha Hendrix na guitarra, Billy Cox no baixo, Mitch Mitchell na bateria, Larry Lee na guitarra base e Jerry Velez e Juma Sultan na percussão. O show, apesar de notoriamente sem ensaio e desigual na performance (Hendrix estava, sob o efeito de uma dose potente de LSD tomada pouco antes de subir ao palco) e tocado para uma platéia celebrante que se esvaziava lentamente, possui uma extraordinária versão instrumental improvisada do hino nacional norte-americano, The Star Spangled Banner, distorcida e quase irreconhecível e acompanhada de sons de guerra, como metralhadoras e bombas, produzidos por Hendrix em sua guitarra (a criação desses efeitos foi inovadora, expandindo para além das técnicas tradicionais das guitarras elétricas). O Gypsy Suns and Rainbows teve vida curta, e Hendrix formou um novo trio com, o Band of Gypsys, com seu antigo companheiro de exército, Billy Cox, no baixo e Buddy Miles na bateria, para quatro memoráveis concertos na véspera do Ano Novo de 1969/1970.

Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, e a causa da morte nunca foi bem explicada. Hendrix havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto, por volta do meio da madrugada.


The Star Spangled Banner

Hey Joe



Isso é tudo pessoal!!! >.<

Nenhum comentário: